Os Anais do Encontro de Práticas Educativas Digitais trazem os resumos expandidos aprovados para apresentação e publicação nesta edição realizada em Natal, estado do Rio Grande do Norte, no Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento que acontece anualmente teve como tema "Educação híbrida: pensar dentro e fora da internet", e levantou discussões acerca das práticas educativas que estão sendo desenvolvidas nos espaços de aprendizagem após o retorno das atividades presenciais. A proposta este ano também foi problematizar a modalidade de educação a distância, bastante confundida com o ensino remoto. Os Anais do V e-PED possuem 15 artigos que passaram por um processo de revisão por pares duplamente anônima. Em sua maioria, os trabalhos são de professores da rede básica de ensino e alunos de graduação em conjunto com professores do Ensino Superior. O Comitê Científico do evento foi coordenado pela Profa. Cibelle Amorim Martins (CE/UFRN).
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O evento é organizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e profissionais da educação, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE), do Centro de Educação (CE/UFRN). O COMBASE é vinculado ao Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE/CE/UFRN). Os Anais do Encontro de Práticas Educativas Digitais é realizado uma vez por ano, e conta com a publicação de Anais que aceita artigos em dois idiomas, Português e Espanhol.
O evento busca criar um espaço em que todos possam se sentir conectados em suas inquietações, preocupações, ideias e inspirações.
Profa. Cibelle Amorim Martins (CE/UFRN)
Prof. João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Análya Cristina Leite Cortez do Carmo (PPgITE/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Gabriel Barbosa Menezes Dantas (BTI/UFRN)
Marcos Antonio de Freitas Júnior (BTI/UFRN)
Maria Luísa Lacerda Brito (DECOM/UFRN)
Ednaide Osani da Silva (DECOM/UFRN)
Adriano Medeiros Costa (Decom/UFRN)
Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas (CE/UFRN)
Dennys Leite Maia (IMD/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
Gessica Fabiely Fonseca (CE/UFRN)
João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Karla Colares Vasconcelos (NeaD/UFRR)
Leticia dos Santos Carvalho (CERES/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Luiza Carla Carvalho Siqueira (PMS/PE)
Maria Iracema Pinho de Sousa (IFE/UFCA)
Munique de Souza Freitas (PPGE/UFC)
Rafael Villa Boas Garcia (UFRR)
Úrsula Lima Brugge (IFRN)
Os Anais do Encontro de Práticas Educativas Digitais (e-PED) acontece anualmente, e sua primeira edição foi em 2018. Este ano, os Anais do Encontro de Práticas Educativas Digitais foi proposto com o desafio de pensar uma educação híbrida, tendo em vista os dois anos de pandemia, em que se fez uso do ensino remoto, formato até então não experimentado no campo educacional. Nesse sentido, as duas edições anteriores do evento (2020 e 2021) que ocorreram no formato online e offline, respectivamente, promoveram experiências que foram discutidas na edição 2022 dos Anais do encontro. Com o tema "Educação híbrida: pensar dentro e fora da internet", o evento trouxe discussões acerca das práticas que foram desenvolvidas nos espaços de aprendizagem quando as atividades retornaram ao formato presencial. Nossa proposta este ano também foi problematizar a modalidade de educação a distância, bastante confundida com o ensino remoto. Por esse motivo, levantou-se alternativas para a educação que combinassem o melhor do presencial com o melhor do virtual, sem abrir mão de uma necessária problematização desse contexto em que tempos e espaços híbridos perfazem novas práticas educativas.
Para obter mais informações sobre o e-PED, visite o site do evento.
Os Grupos de Trocas (GT) constituem espaços para compartilhar relatos de experiência formativa, práticas educativas digitais, ideias pedagógicas, invenções educacionais, projetos de ensino, aprendizagem e avaliação, metodologias inovadoras que apresentem contribuições sobre a relação da educação com as tecnologias no contexto educacional durante e após a pandemia da Covid-19. Os resumos expandidos poderão abordar sobre as seguintes temáticas:
Lembramos que no resumo expandido não devem ser inseridas fotos, figuras e tabelas, devendo conter apenas texto. O resumo deve ter no mínimo quatro páginas e no máximo seis páginas, incluindo as referências bibliográficas. Resumos expandidos fora desses limites serão recusados. Todo o texto deve ser justificado (com exceção das referências).
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