II Encontro de Práticas Educativas Digitais

04 a 06 de Setembro de 2019
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Apresentação

Resumo do evento


O I Encontro de Práticas Educativas Digitais ocorreu em setembro de 2018 e teve como tema "Formação de redes dialógicas". O II e-PED a ser realizado em setembro de 2019 terá como tema "Para alêm do instrumental". O objetivo ê fomentar debates e troca de experiências entre alunos de licenciaturas e profissionais da Educação Básica sobre o uso crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática educativa. Isso implica uma reflexão sobre as tecnologias em sua dupla dimensão: objeto de estudo multifacetado e ferramenta pedagógica. O evento ê uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE) e do Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE), do Centro de Educação (CE-UFRN), em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Acesse o site do LTE para conhecer nossos projetos e ações.


Organização

Coordenação Geral

Cibelle Amorim Martins

Coordenação Adjunta

João Tadeu Weck

Comissão Científica

Adriano Medeiros Costa
Cibelle Amorim Martins
Dianne Cristina Souza de Sena
Flávia Roldan Viana
João Tadeu Weck
Luiza Carla Carvalho Siqueira
Maria Clara Pereira Santos
Viana Patricio Barbosa Neto
�rsula Lima Brugge

Comissão de Planejamento Metodológico

Luciana Kelly Souza de Azevedo
Dianne Cristina Souza de Sena

Comissão das Mesas de Diálogos

Cristiane Clêbia Barbosa
Danielle Oliveira dos Santos
Isaack Saymon Alves Feitoza Silva
Rayane Emanuelle de O. Valentim

Comissão dos Paineis Virtuais

Bruna Patrícia da Silva B. Baracho
Cibelle Cristina B. de A. Valença

Comissão de Certificação

Raphael Cavalcante Henrique
Francisco Cesar Batista de Moura

Comissão do Cerimonial

Ely Ticiana da Silva Ramos
Henrique Marinho de Santana

Comissão da Página Eletrónica

Arthur Balboa de Medeiros Martins
Lucas Emanoell Medeiros e Silva

Comissão de Inscrições e Credenciamento

Tullyo Gustavo dos Santos Silva

Comissão de Comunicação e Divulgação

Maria Clara de Medeiros Morais
Maria Eduarda da Silva Pereira

Edições

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Grupos de Trocas


Este será um momento em que alunos, pesquisadores, professores e demais profissionais da educação poderão compartilhar suas práticas, ideias, invenções, projetos, metodologias, enfim, suas buscas por inovação nos espaços formativos. Os paineis poderão ser inscritos nas seguintes temáticas:

GT 1: Sociedade midiatizada
GT 2: Currículo e cultura digital
GT 3: Ensino e cultura digital
GT 4: Aprendizagem e cultura digital
GT 5: Avaliação e cultura digital
GT 6: Práticas digitais inclusivas

Submissões


Todos os resumos aceitos serão apresentados na forma de PAINEL VIRTUAL, não sendo necessária a impressão do póster. Os autores devem fazer uma apresentação oral de 7 minutos, no máximo, sobre o seu trabalho para o coordenador da sessão e para o público presente. Durante a apresentação, ê necessária a presença constante de no mínimo um dos autores para atender ao público interessado e fazer a sua integração com os demais autores da sessão. É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no resumo enviado. Não será permitida a apresentação por terceiros que não sejam autores.


Modelo para o resumo




O painel virtual deve:


? ser escrito em Português;
? conter: Título (idêntico ao do resumo submetido), Autores (em ordem alfabêtica), Instituição, E-mail, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados (alcançados ou esperados), Relato de Experiência e Considerações Finais;
? ter clareza, o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
? organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
? ter o texto legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

Os autores podem criar livremente seu painel utilizando um dos aplicativos sugeridos: Power Point, Canva, Bannersnack, Photoshop ou similares.





Cronograma


  • Período de submissão de trabalhos - 01/07/2019 a 11/08/2019 23/08/2019 (IMPRETERIVELMENTE)
  • Notificação de resultados - 26/08/2019
  • Período de inscrição no evento - 01/07/2019 a 30/08/2019 01/09/2019
  • Realização do II e-PED - 04/09/2019 a 06/09/2019



Orientações gerais


1) Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no evento para apresentação do trabalho aprovado.
2) Somente poderá receber o kit do evento, o autor que efetuar o pagamento da inscrição.
3) Após avaliação dos resumos expandidos pelos pareceristas do II e-PED, os autores inscritos no evento poderão ser convidados a submeter uma versão completa dos trabalhos para a Revista Prometeu.
4) Cabe ressaltar que ser convidado para submeter a versão completa do trabalho não significa aprovação automática do artigo para publicação. O artigo completo deverá corresponder à política editorial e às exigências para a publicação da Revista Prometeu.

Anais

e-PED 2019

Livro de resumos

Certificados

Clique no botão abaixo para emitir o certificado.



Programação



DIA 04/09


Horário Atividade Comunicadores Local
18h Credenciamento Equipe LTE Hall do CE
19h Documentário Arnon de Andrade Professor Arnon de Andrade Auditório Principal do CE
19h30 Conversa inicial: A sociedade tecnológica do Sêculo XXI e suas implicações na prática educativa Professores Nelson Pretto (UFBA)
Coordenador: Arnon A. Mascarenhas de Andrade (UFRN)
Auditório Principal do CE

DIA 05/09


Horário Atividade Comunicadores Local


8h-12h
Oficina de Robótica

Colaboradores convidados
Laboratório de Tecnologias e Acessibilidade
Oficina Conhecendo a plataforma OBAMA Laboratório de informática
(Bloco de Aulas)
14h Momento Gamificação (LTE) Mediadora: Luciana Kelly Souza de Azevedo Hall do CE
14h30 Diálogo: O currículo como tecnologia de formação Professoras Letícia Carvalho (UFRN) e
Vândiner Ribeiro (UFRN)
Coordenadora: Danielle Oliveira dos Santos
Auditório Principal do CE
16h Intervalo
16h30 Coordenadora: Cristiane Clêbia Barbosa Auditório Principal do CE
18h30 Momento Gamificação (BIRD) Mediadora: Dianne Cristina Souza de Sena Hall do CE
19h30 Diálogo: A linguagem audiovisual e a educação dialógica Professora Milene dos Santos Figueiredo (UFRN) e
Professor Thiago Isaias Nóbrega de Lucena (UFRN)
Coordenadora: Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim
Auditório Principal do CE

DIA 06/09


Horário Atividade Comunicadores Local



8h-12h
Oficina de Scratch


Colaboradores convidados
Laboratório de Tecnologias e Acessibilidade
Oficina Uso pedagógico do smartphone Laboratório de informática
(Bloco de Aulas)
14h Momento Gamificação (Rede Dialógica) Mediadora: Luciana Kelly Souza de Azevedo Hall do CE
14h30 Diálogo: Tecnologias assistivas por uma aprendizagem mais inclusiva Professoras Flávia Roldan Viana (UFRN) e Maria de Jesus Gonçalves (UFRN)
Coordenador: Isaack Saymon Alves Feitoza Silva
Auditório Principal do CE
16h Intervalo
16h30 Coordenadora: Bruna Patrícia da SIlva B. Baracho Auditório Principal do CE
18h30 Momento Gamificação (Revista Prometeu) Mediadora: Dianne Cristina Souza de Sena Hall do CE
19h30 Diálogo: Formação docente contemporânea Professor Luís Paulo Mercado (UFAL) e
Professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro (Sec. Adjunta de Educação do RN)
Coordenadora: Cristiane Clêbia Barbosa
Auditório Principal do CE

Local

Fale conosco

Fone:

(84)3342-2270

e-mail

rededialogica@gmail.com

Endereço

Centro de Educação - CE/UFRN