02, 03 e 04 de Setembro de 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
EXCLUSIVAMENTE EM REDE DIGITAL
A pandemia não trouxe as desigualdades sociais, ela evidenciou (e acentuou) a exclusão invisibilizada. Mostrou também que as tecnologias como produção humana são meios para buscarmos os mais diferentes caminhos no acesso à educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. O que nós, profissionais da educação, podemos fazer? O que está ao nosso alcance? Qual poder temos enquanto seres humanos capazes de transformar a realidade? Pensando em nosso papel formador e em nosso poder transformador, o III Encontro de Práticas Educativas Digitais visa compartilhar experiências de uso crítico, criativo, dialógico, dialético das tecnologias educacionais. As várias revoluções tecnológicas que marcaram os tempos são resultado das ações humanas no mundo. Assim, acreditamos que é através da educação que podemos revolucionar o uso das tecnologias. Como costuma dizer nosso querido professor Arnon de Andrade: a tecnologia não salvará a educação, mas a educação poderá salvar a tecnologia! Por isso, como tema para problematizar, refletir e criar alternativas educacionais o III e-PED discute “As tecnologias em tempos de #fiqueemcasa” (quem puder).
Acesse o site do LTE para conhecer nossos projetos e ações.
O evento é organizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e profissionais da educação, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE), do Centro de Educação (CE/UFRN). O COMBASE é vinculado ao Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE/CE/UFRN). Estamos juntos virtualmente, pensando na melhor forma de realizar um evento em que todos possam se sentir conectados em suas inquietações, preocupações, ideias e inspirações.
Profa. Cibelle Amorim Martins (CE/UFRN)
Prof. João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Ely Ticiana da Silva Ramos (PPgITE/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
Henrique Marinho de Santana (Pedagogia/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Raphael Cavalcante Henrique (CMT-Natal)
Soraya Roberta dos Santos Medeiros (PPgITE/UFRN)
Adriano Medeiros Costa (Decom/UFRN)
Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Eliana Alves Moreira Leite (SME-NatalFortaleza)
Felipe de Lima Almeida (Bioinformática/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Karla Colares Vasconcelos (NeaD/UFRR)
Leticia dos Santos Carvalho (CERES/UFRN)
Luiza Carla Carvalho Siqueira (PMS/PE)
Carolina Dietrich (Turismo/UFRN)
Gabriel Barbosa Menezes Dantas (BTI/UFRN)
José Leandro dos Santos (Audiovisual/UFRN)
Marcos Antonio de Freitas Júnior (BTI/UFRN)
Maria Eduarda da Silva Pereira (Audiovisual/UFRN)
Os Grupos de Trocas (GT) constituem espaços para compartilhar experiências formativas, práticas educativas digitais, ideias pedagógicas, invenções educacionais, projetos de ensino, aprendizagem e avaliação, metodologias inovadoras entre alunos, pesquisadores, professores e outros profissionais da educação que vêm buscando alternativas para minimizar o impacto provocado pela pandemia no acesso à educação. Os resumos expandidos poderão abordar sobre as seguintes temáticas:
Todos os resumos expandidos aceitos serão apresentados em qualquer forma escolhida pelos autores (painel virtual, slides, infográficos, animações, imagens, vídeos). Não esqueça de que na fase de submissão da versão do resumo a ser avaliada não deve haver indicação dos autores. Apenas os artigos aceitos deverão conter a identificação dos autores, na versão final. Os autores devem realizar uma apresentação oral de 8 minutos, no máximo, sobre o seu trabalho para o coordenador da sessão e para o público presente. Durante a apresentação, é necessária a presença constante de no mínimo um dos autores para responder a eventuais perguntas levantadas e dialogar com os demais autores da sessão. É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no resumo enviado. Não será permitida a apresentação por terceiros que não sejam autores. Serão quatro sessões de comunicação virtual, cada uma com a apresentação de cinco trabalhos, sendo os 20 minutos finais para debates. No total, serão 20 trabalhos aceitos para apresentação, enquanto os demais serão publicados nos Anais do evento.
- Ser em Português;
- Conter: Título (igual ao do resumo submetido), Autores (em ordem alfabética), Instituição, e-mail, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados (alcançados ou esperados), Relato de Experiência e Considerações Finais;
- Ter clareza, o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possível;
- Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
- Ter o texto legível, levando em conta que será apresentado numa transmissão ao vivo.
- Não disponibilizaremos modelo para a apresentação. Use e abuse da criatividade! Apenas lembre-se: você estará numa transmissão ao vivo e terá apenas 8 minutos para explanação.
- Sugestão de alguns softwares: Power Point, Canva, Bannersnack, Photoshop ou similares.
- Os autores podem criar livremente seu painel utilizando um dos aplicativos sugeridos: Power Point, Canva, Bannersnack, Photoshop ou similares.
- Quatro sessões de comunicação virtual com duração de uma hora cada via StreamYard;
- O StreamYard só permite o máximo de seis pessoas na tela de transmissão ao vivo, nesse caso, cinco autores e o coordenador da sessão;
- Cada autor terá 8 minutos para apresentação do seu resumo expandido;
- Em cada sessão terá a apresentação de cinco trabalhos, com duração máxima de 40 minutos;
- Os 20 minutos restantes serão utilizados para perguntas e debates.
- Dia 03/09/2020: Sessão I (16h30-17h30) e Sessão II (17h30-18h30)
- Dia 04/09/2020: Sessão III (16h30-17h30) e Sessão IV (17h30-18h30)
1) Todos os autores devem, obrigatoriamente, inscrever-se no evento, mesmo que não seja quem irá apresentar o trabalho.
2) Se o trabalho tiver mais de um autor, somente um poderá participar da transmissão ao vivo. Isso se deve à situação de isolamento físico, e as transmissões se darão via StreamYard.
3) Será enviado diretamente aos apresentadores o link de acesso à plataforma StreamYard.
4) A inscrição no evento consistirá numa TAXA ÚNICA e MÍNIMA de 20 REAIS, independente da modalidade (professores e estudantes de qualquer nível e outros profissionais da educação).
5) Os inscritos poderão realizar o pagamento de qualquer valor acima de 20 reais. Parte do valor arrecadado irá para os artistas que se apresentaram no evento.
6) Receberão certificados de participação e apresentação de trabalho apenas os inscritos no evento. O evento será aberto para o público em geral e transmitido via Facebook do LTE.
7) Após avaliação dos resumos expandidos pelos pareceristas do III e-PED, os autores inscritos no evento poderão ser convidados a submeter uma versão completa dos trabalhos para a Revista Prometeu. Tal convite não representa a aprovação automática do artigo para publicação.
Clique no botão abaixo para emitir o certificado.
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
8h-12h | Oficinas | Google Meet |
14h-14h30 | Abertura | Facebook do LTE |
10 minutos | Pandemia e Pandemônios | |
14h40-15h | Nuvem de Expectativas | |
15h-16h30 | Conversa Inicial: Telas que "ensinam": dialogicidades possíveis? Participantes: Letícia Gambetta (UDELAR) Natalia Correa (UDELAR) Varenka Parentelli (UDELAR) Mediador: João Tadeu Weck (CE/UFRN) |
|
10 minutos | Pandemia e Pandemônios | |
17h-18h | Apresentação Cultural |
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
8h-12h | Oficinas | Google Meet |
14h-14h30 | Momento Gamificação | Facebook do LTE |
10 minutos | Pandemia e Pandemônios | |
15h-16h30 | Telas Dialógicas I: É possível falar de educação inclusiva no ensino remoto? Participantes: Adriane Cenci (CE/UFRN) Juliana Magro (CAP/RN - SIA/UFRN - PPgITE/UFRN) Adriana Limaverde (Faced/UFC) Mediadora: Flávia Roldan Viana (UFRN) |
|
16h30-17h | Café com Cibercultura |
|
17h-19h | Comunicações Virtuais |
Facebook do LTE |
19h-19h30 | Apresentação Cultural |
|
19h30-21h | Telas dialógicas II: A trípla hélice educação-pandemia-tecnologias: múltiplos sentidos Participantes: Neneide Lima (Coordenadora da Rede Xique-Xique e Rede de Economia Solidária e Feminista) Soraya Medeiros (Poesia Compilada - PPgITE/UFRN) Audino Vilão (Graduando em História e Youtuber) Mediadora: Carla Cabral (ECT/UFRN) |
Facebook do LTE |
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
8h-12h | Oficinas | Google Meet |
14h-14h30 | Momento Gamificação | Facebook do LTE |
10 minutos | Pandemia e Pandemônios | |
15h-16h30 | Telas Dialógicas III: Desafios tecno histórico: expectativas e realidades pedagógicos da rede pública no atual contexto Participantes: Erika Andrade (CE/UFRN) Herbert Vasconcelos (Seduc/Sobral - UFC) Ana Paula Campos (SME/Natal) Mediador: Júlio Pontes (DCE/UFRN) |
|
16h30-17h | Café com Cibercultura |
|
17h-19h | Comunicações Virtuais |
Facebook do LTE |
19h-19h30 | Apresentação Cultural |
|
19h30-21h | Conversa final: Caminhos possíveis para o tempo presente e futuro Participantes: Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG) Alexandre da Silva (SME/ Canguaretama - SEEC/RN) Mediadora: Cibelle Martins (CE/UFRN) |
Facebook do LTE |
21h-22h | Apresentação Cultural de Encerramento |
rededialogica@gmail.com
Para mais informações