Apresentação

A pandemia não trouxe as desigualdades sociais, ela evidenciou (e acentuou) a exclusão invisibilizada. Mostrou também que as tecnologias como produção humana são meios para buscarmos os mais diferentes caminhos no acesso à educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. O que nós, profissionais da educação, podemos fazer? O que está ao nosso alcance? Qual poder temos enquanto seres humanos capazes de transformar a realidade? Pensando em nosso papel formador e em nosso poder transformador, o III Encontro de Práticas Educativas Digitais visa compartilhar experiências de uso crítico, criativo, dialógico, dialético das tecnologias educacionais. As várias revoluções tecnológicas que marcaram os tempos são resultado das ações humanas no mundo. Assim, acreditamos que é através da educação que podemos revolucionar o uso das tecnologias. Como costuma dizer nosso querido professor Arnon de Andrade: a tecnologia não salvará a educação, mas a educação poderá salvar a tecnologia! Por isso, como tema para problematizar, refletir e criar alternativas educacionais o III e-PED discute “As tecnologias em tempos de #fiqueemcasa” (quem puder).

Acesse o site do LTE para conhecer nossos projetos e ações.


Organização

O evento é organizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e profissionais da educação, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE), do Centro de Educação (CE/UFRN). O COMBASE é vinculado ao Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE/CE/UFRN). Estamos juntos virtualmente, pensando na melhor forma de realizar um evento em que todos possam se sentir conectados em suas inquietações, preocupações, ideias e inspirações.


Coordenação Geral


Profa. Cibelle Amorim Martins (CE/UFRN)
Prof. João Tadeu Weck (CE/UFRN)


Comitê de Organização


Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Ely Ticiana da Silva Ramos (PPgITE/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
Henrique Marinho de Santana (Pedagogia/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Raphael Cavalcante Henrique (CMT-Natal)
Soraya Roberta dos Santos Medeiros (PPgITE/UFRN)


Comitê Científico


Adriano Medeiros Costa (Decom/UFRN)
Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Eliana Alves Moreira Leite (SME-NatalFortaleza)
Felipe de Lima Almeida (Bioinformática/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Karla Colares Vasconcelos (NeaD/UFRR)
Leticia dos Santos Carvalho (CERES/UFRN)
Luiza Carla Carvalho Siqueira (PMS/PE)


Comitê de Mídias e Divulgação


Carolina Dietrich (Turismo/UFRN)
Gabriel Barbosa Menezes Dantas (BTI/UFRN)
José Leandro dos Santos (Audiovisual/UFRN)
Marcos Antonio de Freitas Júnior (BTI/UFRN)
Maria Eduarda da Silva Pereira (Audiovisual/UFRN)

Edições

ENVIE SEU TRABALHO

Grupos de Trocas


Os Grupos de Trocas (GT) constituem espaços para compartilhar experiências formativas, práticas educativas digitais, ideias pedagógicas, invenções educacionais, projetos de ensino, aprendizagem e avaliação, metodologias inovadoras entre alunos, pesquisadores, professores e outros profissionais da educação que vêm buscando alternativas para minimizar o impacto provocado pela pandemia no acesso à educação. Os resumos expandidos poderão abordar sobre as seguintes temáticas:

GT 1: Sociedade midiatizada em tempos de isolamento físico
GT 2: Currículo e cultura digital
GT 3: Ensino e cultura digital
GT 4: Aprendizagem e cultura digital
GT 5: Avaliação e cultura digital
GT 6: Práticas digitais inclusivas

Submissão de resumos expandidos


Todos os resumos expandidos aceitos serão apresentados em qualquer forma escolhida pelos autores (painel virtual, slides, infográficos, animações, imagens, vídeos). Não esqueça de que na fase de submissão da versão do resumo a ser avaliada não deve haver indicação dos autores. Apenas os artigos aceitos deverão conter a identificação dos autores, na versão final. Os autores devem realizar uma apresentação oral de 8 minutos, no máximo, sobre o seu trabalho para o coordenador da sessão e para o público presente. Durante a apresentação, é necessária a presença constante de no mínimo um dos autores para responder a eventuais perguntas levantadas e dialogar com os demais autores da sessão. É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no resumo enviado. Não será permitida a apresentação por terceiros que não sejam autores. Serão quatro sessões de comunicação virtual, cada uma com a apresentação de cinco trabalhos, sendo os 20 minutos finais para debates. No total, serão 20 trabalhos aceitos para apresentação, enquanto os demais serão publicados nos Anais do evento.


Modelo para o resumo





Sobre a apresentação dos resumos expandidos


- Ser em Português;
- Conter: Título (igual ao do resumo submetido), Autores (em ordem alfabética), Instituição, e-mail, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados (alcançados ou esperados), Relato de Experiência e Considerações Finais;
- Ter clareza, o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possível;
- Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
- Ter o texto legível, levando em conta que será apresentado numa transmissão ao vivo.
- Não disponibilizaremos modelo para a apresentação. Use e abuse da criatividade! Apenas lembre-se: você estará numa transmissão ao vivo e terá apenas 8 minutos para explanação.
- Sugestão de alguns softwares: Power Point, Canva, Bannersnack, Photoshop ou similares.
- Os autores podem criar livremente seu painel utilizando um dos aplicativos sugeridos: Power Point, Canva, Bannersnack, Photoshop ou similares.




Sobre as sessões de comunicação virtual


- Quatro sessões de comunicação virtual com duração de uma hora cada via StreamYard;
- O StreamYard só permite o máximo de seis pessoas na tela de transmissão ao vivo, nesse caso, cinco autores e o coordenador da sessão;
- Cada autor terá 8 minutos para apresentação do seu resumo expandido;
- Em cada sessão terá a apresentação de cinco trabalhos, com duração máxima de 40 minutos;
- Os 20 minutos restantes serão utilizados para perguntas e debates.
- Dia 03/09/2020: Sessão I (16h30-17h30) e Sessão II (17h30-18h30)
- Dia 04/09/2020: Sessão III (16h30-17h30) e Sessão IV (17h30-18h30)

Cronograma


  • Data limite para submissão dos resumos expandidos: 16/08/2020 19/08/2020
  • Notificação de aceite dos resumos expandidos: 28/08/2020
  • Envio das versões finais dos resumos expandidos (com identificação dos autores): 31/08/2020 07/09/2020
  • Envio do vídeo-pitch (pandemia e pandemônios): 31/08/2020
  • Data limite para inscrição nas oficinas: 28/08/2020
  • Data limite para inscrição no evento: 01/09/2020
  • Realização do III e-PED: 02/09/2020 a 04/09/2020



Orientações gerais


1) Todos os autores devem, obrigatoriamente, inscrever-se no evento, mesmo que não seja quem irá apresentar o trabalho.
2) Se o trabalho tiver mais de um autor, somente um poderá participar da transmissão ao vivo. Isso se deve à situação de isolamento físico, e as transmissões se darão via StreamYard.
3) Será enviado diretamente aos apresentadores o link de acesso à plataforma StreamYard.
4) A inscrição no evento consistirá numa TAXA ÚNICA e MÍNIMA de 20 REAIS, independente da modalidade (professores e estudantes de qualquer nível e outros profissionais da educação).
5) Os inscritos poderão realizar o pagamento de qualquer valor acima de 20 reais. Parte do valor arrecadado irá para os artistas que se apresentaram no evento.
6) Receberão certificados de participação e apresentação de trabalho apenas os inscritos no evento. O evento será aberto para o público em geral e transmitido via Facebook do LTE.
7) Após avaliação dos resumos expandidos pelos pareceristas do III e-PED, os autores inscritos no evento poderão ser convidados a submeter uma versão completa dos trabalhos para a Revista Prometeu. Tal convite não representa a aprovação automática do artigo para publicação.

Anais

e-PED 2018

Livro de resumos

Certificados

Clique no botão abaixo para emitir o certificado.



Trabalhos Aprovados

  • UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO QUADRO DIGITAL E COLABORATIVO (JAMBOARD) NO ENSINO REMOTO DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR HABILIDADES DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • A CIÊNCIA POR TRÁS DO SERIADO BLACK MIRROR: PERCEPÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • SCRATCH: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
  • UMA FACE DO ENSINO REMOTO: A EMERGÊNCIA DO USO DA TECNOLOGIA PARA A MANUTENÇÃO DO ENSINO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA/PB
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS NA CURADORIA DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DO CAS/MOSSORÓ
  • LOS ESTUDIANTES DE LA FACULTAD DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN DURANTE LA VIRTUALIZACIÓN DE LOS CURSOS EN EL MARCO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19
  • O USO DE SIMULAÇÕES DE PLANTAÇÕES E APLICATIVOS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
  • A ESCOLA NAS REDES SOCIAIS: INTERAÇÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO FÍSICO
  • USO DE STORIES DO INSTAGRAM PARA DIVULGAÇÃO DE MULHERES CIENTISTAS
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIM EM LÍNGUA ESPANHOLA COM O ENSINO REMOTO
  • PROJETO ABRAÇO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA COVID-19
  • AS ETAPAS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS
  • A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • EDUCAÇÃO E TDIC: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
  • REFLETINDO SOBRE O ESTADO DE AUTONOMIA ANTE A INSERÇÃO DAS TDICs NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO FORMAL
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL LÚDICO PARA AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ENSINO BILÍNGUE
  • O PROCESSO DE ENSINO TRANSFORMADO POR UMA PANDEMIA (COVID-19)
  • A CIBERLITERATURA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DO HIPERCONTO E DA POESIA DIGITAL
  • A ESTATÍSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE DECISÃO: UMA PROPOSTA À LUZ DO ENSINO HÍBRIDO
  • USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DO IFRN/CM NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS
  • UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE AUDIOVISUAL POR MEIO DO AVA PORTAL REVISANDO PARA ALUNOS DE ELE SOBRE O LAZER, SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS
  • A TECNOLOGIA NO PROCESSO EDUCATIVO: INTERNET DAS COISAS E GAMIFICAÇÃO
  • FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS ANÔMALOS: ELOS AFETIVOS NO ÂMBITO DO DOUTORADO
  • TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DO APLICATIVO TIKTOK COMO MÉTODO E PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • ALUNOS MULTITAREFAS E PARTICIPAÇÃO SIMULTÂNEA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL
  • APLICAÇÃO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E SOMATIVA UTILIZANDO O APLICATIVO KAHOOT COMO INSTRUMENTO DE AFERIÇÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS COM USO DAS TECNOLOGIAS ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • USANDO REALIDADE AUMENTADA PARA IMPACTAR REALIDADES
  • A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO MOODLE NO ENSINO À DISTÂNCIA DO IFRN
  • PLANO DE AULA - UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E SUPERAÇÃO
  • HEUTAGOGIA E APRENDIZAGEM A PARTIR DE TRANSMISSÕES AO VIVO (LIVES) EM REDES SOCIAIS
  • ENSINO REMOTO EM 2020.1: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA EM UMA IES PRIVADA DE FORTALEZA
  • CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
  • JOGOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: REPENSANDO AS ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO
  • BLOG DE DALINHA CATUNDA: UMA FERRAMENTA DE PESQUISA SOBRE CORDEL NA INTERNET

Nota 1: Os trabalhos que serão apresentados no evento se encontram listados na programação em "Comunicações Virtuais".

Nota 2: Os trabalhos aceitos para publicação nos Anais, mas com restrições de modificação têm até dia 07 de setembro para realizar a revisão solicitada pelos avaliadores.


Programação


Nota: não é necessário possuir conta nas plataformas utilizadas para assistir as transmissões.


DIA 02/09/2020


Horário Atividade Local
8h-12h Oficinas Google Meet
14h-14h30 Abertura Facebook do LTE
10 minutos Pandemia e Pandemônios
14h40-15h Nuvem de Expectativas
15h-16h30 Conversa Inicial:
Telas que "ensinam": dialogicidades possíveis?

Participantes:
Letícia Gambetta (UDELAR)
Natalia Correa (UDELAR)
Varenka Parentelli (UDELAR)
Mediador:
João Tadeu Weck (CE/UFRN)
10 minutos Pandemia e Pandemônios
17h-18h Apresentação Cultural

DIA 03/09/2020


Horário Atividade Local
8h-12h Oficinas Google Meet
14h-14h30 Momento Gamificação Facebook do LTE
10 minutos Pandemia e Pandemônios
15h-16h30 Telas Dialógicas I:
É possível falar de educação inclusiva no ensino remoto?

Participantes:
Adriane Cenci (CE/UFRN)
Juliana Magro (CAP/RN - SIA/UFRN - PPgITE/UFRN)
Adriana Limaverde (Faced/UFC)
Mediadora:
Flávia Roldan Viana (UFRN)
16h30-17h Café com Cibercultura
17h-19h Comunicações Virtuais
Facebook do LTE
19h-19h30 Apresentação Cultural
19h30-21h Telas dialógicas II:
A trípla hélice educação-pandemia-tecnologias: múltiplos sentidos

Participantes:
Neneide Lima (Coordenadora da Rede Xique-Xique e Rede de Economia Solidária e Feminista)
Soraya Medeiros (Poesia Compilada - PPgITE/UFRN)
Audino Vilão (Graduando em História e Youtuber)
Mediadora:
Carla Cabral (ECT/UFRN)
Facebook do LTE

DIA 04/09/2020


Horário Atividade Local
8h-12h Oficinas Google Meet
14h-14h30 Momento Gamificação Facebook do LTE
10 minutos Pandemia e Pandemônios
15h-16h30 Telas Dialógicas III:
Desafios tecnopedagógicos da rede pública no atual contexto
histórico: expectativas e realidades

Participantes:
Erika Andrade (CE/UFRN)
Herbert Vasconcelos (Seduc/Sobral - UFC)
Ana Paula Campos (SME/Natal)
Mediador:
Júlio Pontes (DCE/UFRN)
16h30-17h Café com Cibercultura
17h-19h Comunicações Virtuais
Facebook do LTE
19h-19h30 Apresentação Cultural
19h30-21h Conversa final:
Caminhos possíveis para o tempo presente e futuro

Participantes:
Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)
Alexandre da Silva (SME/Canguaretama - SEEC/RN)
Mediadora:
Cibelle Martins (CE/UFRN)
Facebook do LTE
21h-22h Apresentação Cultural de Encerramento

Fale conosco

E-mail

rededialogica@gmail.com

WhatsApp

Para mais informações