Navegar não é tão preciso, viver é essencial!
08, 09 e 10 de Dezembro de 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
“Navegar é preciso, viver não é preciso”. O que será que Fernando Pessoa queria nos dizer? Podemos encontrar várias interpretações. Algumas mais românticas. Outras, históricas. Mas, por ora, vamos ficar com uma interpretação irônica. E, antes que nos acusem de fake news, já informamos: na poesia há espaço para divagações, para o sentir, os sentidos e as significações. E é o que sentimos agora, no ano 21 do século XXI.
Convidamos à leitura da frase como uma ironia de um português que tem, na história da sua nação, pessoas que foram engolidas pelos “monstros marinhos”. Peritos em navegação, que se lançaram nos mares e não mais voltaram. Pessoas que confundiram as suas vidas com o oceano. Gente que não conseguiu mais voltar para o porto.
Hoje somos engolidos pelo “mar de informação”. A era do neotecnicismo digital, com sua visão meritocrática do “adapte-se ou morra”, nos leva a pensar que, para não sermos deixados à deriva, precisamos “navegar” pelo máximo de informação possível. Cursos, formações e uso indiscriminado das tecnologias, embalados em pacotes assépticos com promessas de “inovação”, “reinvenção” ou “pensar fora da caixa”.
Navegamos até a exaustão porque viramos produto. O que é comercializado é o nosso tempo. Cada segundo dele. E tempo é vida! Tempo de vida! Quanto mais tempo navegamos pelo mar da informação, melhor para as grandes corporações que controlam esses ambientes virtuais. Pouco a pouco, nada mais nos sobra: trabalhamos em casa, no WhatsApp e, de tela em tela, comemos, amamos, estudamos e até descansamos vendo vídeos sobre como se desligar das redes sociais (aqui não contém ironia). Como “tudo que era sólido se desmancha no ar”, vemos algo se perdendo nesse oceano de informações: a realidade da nossa existência.
Navegamos sem hora certa de voltar para nossas casas, seja no home office, na aula remota ou apenas para ter uma barra de rolagem eterna com efemeridades, na tentativa de aguentar o peso do negacionismo, das vidas que se vão, e das que permanecessem apenas fingindo viver, sem tempo para ser.
Sim! O IV e-PED se materializa como anúncio e denúncia. Anuncia sua 4ª edição em 2021, ano ainda pandêmico, e que muitos permanecem em quarentena. Ao mesmo tempo, é a denúncia da situação-limite criada por aqueles que querem nos vender a ideia de que devemos viver para produzir e não produzir para viver. Estamos em uma situação-limite de corpos e mentes, que se automedicam com doses homeopáticas de dopamina recebidas a cada like nas redes sociais ou se satisfaz com propostas mirabolantes de “novos recursos digitais para uma aula nota 10”.
E, assim como ironicamente lemos de um lusitano que “navegar é preciso, viver não é preciso”, ironicamente, o Encontro de Práticas Educativas Digitais propõe um “detox digital”. Desconectar-se, não como protesto ao uso de tecnologias digitais, mas para pensar na situação-limite que estamos vivendo. Para não mais confundir a nossa vida com o mar metafórico de informações.
Com velas içadas e o barulho das ondas ao fundo, pensemos como a Educação pode mudar o uso das tecnologias. Como podemos utilizar nosso imaginário e potencial criativo para visualizar e forjar o inédito-viável, como nos ensinou Paulo Freire.
Lancem suas âncoras sensoriais para ampliar sua realidade perceptiva e cognitiva, pois este ano o e-PED será off-line. O e-PED será a terra firme, onde podemos construir muitos aprendizados com base em novas experiências de diálogo e produção do conhecimento. Convidamos todes a participar do e-PED 2021, cada um comandante do seu tempo! Vamos juntes descobrir que, afinal, navegar não é tão preciso, viver, isso sim, é essencial!
O evento é organizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e profissionais da educação, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE), do Centro de Educação (CE/UFRN). O COMBASE é vinculado ao Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE/CE/UFRN). Estamos juntos virtualmente, pensando na melhor forma de realizar um evento em que todos possam se sentir conectados em suas inquietações, preocupações, ideias e inspirações.
Profa. Cibelle Amorim Martins (CE/UFRN)
Prof. João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Análya Cristina Leite Cortez do Carmo (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (COMBASE/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Ely Ticiana da Silva Ramos (PPgITE/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Maria Eduarda Lins de Lima (PPgITE/UFRN)
Adriano Medeiros Costa (Decom/UFRN)
Bruna Patrícia da Silva Braga Baracho (UNESA/RJ)
Carla Giovana Cabral (ECT/UFRN)
Cibelle Cristina B. de A. Valença (PPgITE/UFRN)
Cristiane Clébia Barbosa (PPgITE/UFRN)
Danielle Oliveira dos Santos (PPgITE/UFRN)
Dennys Leite Maia (IMD/UFRN)
Dianne Cristina Souza de Sena (SME-Natal)
Felipe de Lima Almeida (Bioinformática/UFRN)
Flávia Roldan Viana (CE/UFRN)
Gessica Fabiely Fonseca (CE/UFRN)
João Tadeu Weck (CE/UFRN)
Karla Colares Vasconcelos (NeaD/UFRR)
Letícia dos Santos Carvalho (FELCS/UFRN)
Lucas Medeiros de Araújo Vale (PPgITE/UFRN)
Luiza Carla Carvalho Siqueira (PMS/PE)
Maria Iracema Pinho de Sousa (IFE/UFCA)
Úrsula Lima Brugge (IFRN)
Gabriel Barbosa Menezes Dantas (BTI/UFRN)
Marcos Antonio de Freitas Júnior (BTI/UFRN)
Luara Moreira de Oliveira (BTI/UFRN)
Os Grupos de Trocas (GT) constituem espaços para compartilhar experiências formativas, práticas educativas digitais, ideias pedagógicas, invenções educacionais, projetos de ensino, aprendizagem e avaliação, metodologias inovadoras entre alunos, pesquisadores, professores e outros profissionais da educação que vêm buscando alternativas para minimizar o impacto provocado pela pandemia no acesso à educação. Os resumos expandidos poderão abordar sobre as seguintes temáticas:
1) Todos os resumos expandidos aceitos serão apresentados em forma de vídeo (opcional) a ser produzido (gravado) e enviado previamente a organização do evento (Ver cronograma).
2) A gravação pode ser feita com qualquer ferramenta, mas deve ser enviada SOMENTE por meio de link do Google Drive (com permissão para baixar - download), juntamente com o resumo final.
3) O vídeo deverá ter duração máxima de 10 minutos, com tolerância de 2 minutos para menos ou 2 minutos para mais (8 a 12 minutos). Não é obrigatório aparecer o rosto do locutor no vídeo.
4) Haverá votação para escolha do vídeo mais criativo e que traga contribuições importantes para o uso crítico das tecnologias na prática educativa.
5) A votação ocorrerá marcando "Gostei" no vídeo e deixando um comentário crítico (Canal do LTE no YouTube). O vídeo mais votado receberá um certificado de reconhecimento do mérito.
6) Não esqueça de que na fase de submissão do resumo para análise do Comitê Científico não deve haver identificação dos autores. Apenas os resumos aceitos deverão conter a identificação dos autores, na versão final.
7) É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no resumo enviado. Todos os resumos aceitos no e-PED 2021 serão disponibilizados em forma de vídeo na Programação Off-line apresentada na página web, bem como, publicados nos Anais do evento.
1) Todos os autores devem, obrigatoriamente, inscrever-se no evento.
2) Receberão certificados de participação e apresentação de trabalho apenas os inscritos no evento.
3) O evento será aberto para o público em geral e todo seu conteúdo disponibilizado na página web.
4) Não haverá lives. Todo o conteúdo (oficinas, comunicações orais e mesas dialógicas) será disponibilizado na página do evento a partir do dia 08 de dezembro de 2021.
5) As oficinas e comunicações orais serão disponibilizadas em formato de vídeo, enquanto as mesas dialógicas serão em formato de podcast.
6) Os resumos publicados nos Anais do evento (Anais com ISBN) poderão submeter uma versão completa dos trabalhos (artigo completo) para a Revista Prometeu. Tal submissão não representa a aprovação automática do artigo para publicação no periódico.
7) Os Anais do IV e-PED só serão publicados depois do evento, devido à prorrogação dos prazos de submissão dos trabalhos.
1) O trabalho deve ser enviado em formato Word (Até dia 12 de dezembro de 2021).
2) Inserir a identificação dos autores e as informações do rodapé, conforme "Modelo para o resumo" disponível na página do evento.
3) Caso necessite realizar alguma alteração (mesmo que não tenha sido solicitada pelo comitê científico), tal alteração não pode ser feita no título e nem no conteúdo do artigo. Só poderão ser feitas alterações da forma. (erros gramaticais, ortográficos, referências...)
4) Os autores que tiveram seus trabalhos aceitos poderão apresentá-lo (opcionalmente), por meio de vídeo gravado e enviado até amanhã (7 de dezembro de 2021) para o e-mail rededialogica@gmail.com.
GAMIFICAÇÃO EM SALA: A RELEVÂNCIA DESSE DESIGN E SUA NARRATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
AS REDES SOCIAIS PARA ALÉM DE CURTIDAS: AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES | |
CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE MINI CASOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: O PAPEL DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGORITMOS | |
GAMIFICAÇÃO E OS JOGOS EDUCACIONAIS: ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DIGITAL DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR | |
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