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Sobre o LTE

O Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) do Centro de Educação (CE) está integrado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRN) e propõe desenvolver estudos e práticas acerca das tecnologias em cenários educacionais formais e não formais numa perspectiva inclusiva. O LTE atua em duas vertentes: desenvolvimento de objetos educacionais e práticas educativas experimentais com uso de tecnologias.

Fomentamos experiências inovadoras para a educação que promovam a inclusão social no tocante às práticas educativas e o uso de tecnologias educacionais, englobando as tecnologias assistivas e o desenho universal. No intuito de se constituir como um espaço de experimentação teórico-metodológica e didático-pedagógica, busca realizar um trabalho colaborativo num movimento de integração dos diversos espaços formativos que compõem o CE. É também lugar de pesquisa e produção dos variados usos e dimensões das TIC (sociocultural, política, educacional, técnica e instrumental).

Na sociedade tecnológica contemporânea, convergência, interação e colaboração são premissas que fundamentam os projetos do LTE. Nesse sentido, buscamos convergir informações para conectar ideias, ampliar a interação entre as diferentes instâncias formativas (Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação) e promover a colaboração entre profissionais e pesquisadores da educação nos seus variados espaços de atuação (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão). O desenvolvimento de ações que contribuam para formação “tecnopedagógica” dos alunos e professores do CE vai ao encontro da construção de uma educação no e para o século XXI, num contexto sociocultural marcado por uma cibercultura.




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Missão

O desafio da educação no e para o século XXI é compreender a nova dinâmica dos processos comunicacionais que hoje se desenvolve no emaranhado de conexões estabelecidas em rede. É a emergência de uma educação em rede, que traz em sua composição tanto a presencialidade, marcada pelas interações física e geograficamente localizadas; como a virtualidade, que se manifesta por meio de dispositivos conectados à Internet. Essa realidade sociocultural adentra a escola, provocando mudanças nas práticas educativas.

Diante disso, o LTE tem como principal objetivo produzir espaços (físicos e virtuais) e tempos (síncronos e assíncronos) de aprendizagem dentro dos parâmetros da convergência, interação e colaboração, favorecendo experiências educativas em ambientes equipados com recursos tecnológicos que integram tecnologias assistivas. Temos como missão:

I. Contribuir para a alfabetização tecnológica/midiática de professores e alunos;

II. Reunir, desenvolver e disponibilizar objetos de aprendizagem para todas as áreas de ensino e níveis de formação;

III. Produzir materiais didáticos multimodais para apoio às atividades pedagógicas, levando em conta as tecnologias assistivas e o desenho universal;

IV. Promover a interlocução entre as múltiplas atividades de ensino, pesquisa e extensão que diversos grupos, níveis e áreas de ensino do CE desenvolvem com o uso de TIC;

V. Criar uma rede colaborativa de professores e alunos para troca de experiências relacionadas aos usos de TIC na prática educativa;

VI. Utilizar recursos/linguagens multimídia para aproximar a universidade do chão da escola, possibilitando um permanente processo de atualização pedagógica;

VII. Experimentar abordagens teórico-metodológicas e didático-pedagógicas pautadas nos parâmetros da convergência, interação e colaboração.